logo

Atualidades

UFMT e Unemat oferecerão mais de 7 mil vagas para quem fez Enem


Por 24horasnews

img

As duas instituições de ensino superior de Mato Grosso – a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Universidade de Mato Grosso (Unemat) - ofertarão, juntas, 7.548 vagas em cursos de graduação, através do Sistema Unificado (SiSU), através das notas do Ensino Nacional de Exame Médio (Enem). As inscrições no SiSU estarão abertas a partir do dia 6, segunda-feira e poderão ser efetuadas até as 23 horas e 59 minutos do dia 10.

A UFMT é a que mais ofertará vagas. Serão 5.408. De acordo com a instituição, elas estão distribuídas entre 97 cursos. Em Cuiabá, serão 46 cursos e 2.667 vagas. O campus da UFMT de Rondonópolis vai ofertar 1.061 vagas em 19 cursos. O curso de Medicina vai oferecer 40 vagas. Em Sinop serão 11 cursos com 785 vagas.

O quadro de vagas da UFMT no Sisu apresenta ainda 745 no campus do Araguaia, que tem 16 cursos; e mais 150, no campus de Várzea Grande, que tem apenas 5 cursos.

As vagas na UFMT serão distribuídas da seguinte forma: 476 para candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas; 910 para os autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas; 454 para aqueles que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas; 881 para estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas; e 2.687 para a ampla concorrência.

Já a Unemat tem 11 campus. São eles: Sinop, Juara, Tangará da Serra, Nova Xavantina, Cáceres, Alta Floresta, Barra do Bugres, Alto Araguaia, Colíder e Pontes e Lacerda. Ao todo, a instituição ofertará 2.140 vagas.

Na Unemat, o processo vai prever as ações afirmativas realizadas pela Unemat, as quais reservam 35% das vagas ofertadas em seus cursos para estudantes da escola pública e 25% para o Programa de Inclusão e Integração Étnico-Racial-Piier.

Somente poderá se inscrever no processo seletivo do Sisu referente à primeira edição de 2014 o estudante que tenha participado da edição do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem referente ao ano de 2013 e que, cumulativamente, tenha obtido nota acima de zero na prova de redação, conforme disposto na Portaria MEC nº 391, de 7 de fevereiro de 2002.

O estudante poderá se inscrever no processo seletivo do Sisu em até 2 (duas) opções de vaga.

Por: 24horasnews


MATO GROSSO

Exportação de carne bovina em MT registra maior volume da história em 1 mês

Estado embarcou 83 mil toneladas e faturou mais de US$ 356 milhões no primeiro mês de 2026. O resultado representa aumento de 53,18% em comparação com janeiro do ano passado.


PRESO INJUSTAMENTE

Justiça inocenta jovem que respondia por furto no lugar do primo dele em Cáceres

Justiça decretou "nulidade absoluta" do processo após constatação de que primo usou dados da vítima indevidamente


BRASIL

Pesquisa diz que 73% dos brasileiros apoiam fim da escala 6x1

Apoiadores ressaltam que a medida deve ser sem redução de salário

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.